Industrializados na lancheira
Já sabemos a importância de oferecer uma alimentação de qualidade para as crianças. Mas, nem sempre os pais ou cuidadores tem tempo de preparar um lanche fresco e natural diariamente e acabam optando por produtos industrializados.
Porém, sabemos também que muitos industrializados contêm muitos ingredientes que são prejudiciais à saúde, e contribuem para o surgimento de diversas doenças, principalmente a obesidade, como: sódio, gordura trans, açúcar, corante, conservantes entre outros. Além disso, a nutricionista materno-infantil & escolar, Simone Spellmeier, de São Leopoldo, RS, ressalta que eles são alimentos pobres em nutrientes essências para o bom desenvolvimento do organismo, como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, entre outros.
Então como preparar uma lancheira saudável, na medida do possível, fazendo uso de alimentos que sejam práticos na vida de pais que não dispõem de muito tempo?
Segundo Simone , a boa notícia é que a indústria alimentícia vem percebendo que o interesse dos consumidores por alimentos saudáveis está aumentando muito e, por isso, está começando a oferecer alternativas melhores. Há também há a pressão dos órgãos de saúde para diminuição desses ingredientes maléficos (citado à cima), o que aos poucos vem trazendo resultados positivos para o consumidor.
Porém, a nutricionista alerta que as pessoas estão tão habituadas a comprar sempre os mesmo alimentos, geralmente estimulados pela mídia, que acabam não reparando em tantas outras opções que há disponível no mercado.
Acontece que não é fácil identificar, dentre milhares de opções nas prateleiras dos supermercados, o que realmente é bom ou não. “É importante sempre ficar atento aos rótulos dos alimentos, pois é comum ver pais comprando determinado produto pensando que é saudável e na verdade é cheio de açúcar, gordura, corante”, orienta a Simone. Nesse ponto é importante ressaltar a questão dos sucos de caixinha, tão usados pelos pequenos. Teremos aqui no blog um post dedicado exclusivamente à eles, mas vale lembrar que a maioria é néctar e não uso, ou seja, contém apenas 30 a 40% da fruta, além de muito açúcar. Mas, já existem marcas fazendo sucos integrais e orgânicos em embalagens pequenas ideais para as crianças. Então fiquem de olho nos rótulos.
Outra sugestão dada pela profissional é fazer compras em casa de produtos naturais. Há diversas opções de barras de frutas sem açúcar, sucos integrais sem açúcar, biscoitos, pães e bolos 100% integrais e com redução de açúcar, entre outros. Assim, não há como se confundir na hora da compra.
Ela também fala que as pessoas estão tão acostumadas a comprar os industrializados que nem se dão conta que há algumas substituições que não exigem muito tempo de preparo, como, por exemplo, os achocolatados industrializados, que já falamos aqui no blog, que podem ser substituídos por leite integral com cacau. Outra dica da profissional é: ter sempre em casa, frutas secas sem açúcar, para momentos que não conseguir fazer compras de frutas frescas.
A nutricionista Simone Spellmeier separou algumas sugestões de como o lanche caseiro pode ser substituído pelo industrializado – quando houver necessidade, claro – sem prejudicar a saúde da criança.