O amado leite com chocolate
Crianças adoram essa combinação de leite com achocolato em pó, mas, cuidado, pois em excesso, esse alimento pode prejudicar a saúde do seu filho. Para esclarecer as principais dúvidas das mamães sobre o assunto, e também pegar algumas dicas para quem quer substituir o achocolatado industrializado por algo mais saudável, conversei com a nutricionista materno-infantil Rebeca Costa, de Ponte Nova, MG. Leia a matéria completa no blog:
Primeiro, é importante lembrar que o aleitamento materno é de extrema importância e recomendando pela Organização Mundial de Saúde (OMS) até os dois anos de idade, sendo exclusivo (ou seja, sem a oferta de outro alimento) até os seis meses. Caso a mãe não consiga amamentar por algum motivo ela deve procurar orientação da pediatra do bebê que indicará o melhor alimento para a substituição (existem fórmulas infantis especificas para bebês). O leite de vaca só pode ser oferecido pra crianças a partir de 1 ano de idade.
- Como deve ser iniciada a oferta de leite para as crianças?
Sempre ofereça o leite puro, sem açúcar, achocolatados ou farinhas.
- Por que achocolatados fazem mal?
Eles são alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar. Atenção: esse é o ingrediente presente em maior quantidade no produto! E aqui, vale lembrar que o Ministério da Saúde não recomenda o consumo de açúcar por crianças menores de dois anos, pois a criança está formando seus hábitos alimentares, que perpetuarão para a vida toda. Além disso, eles possuem alguns aditivos químicos como emulsificantes e aromatizantes que não são recomendados para consumo diário. Alguns até são adicionados de vitaminas e minerais, mas não há garantia de que esses nutrientes reproduzam no organismo a função do nutriente naturalmente presente nos alimentos.
- Existe um máximo aceitável de consumo desses produtos por dia?
O máximo aceitável seria o consumo de uma colher (sopa), uma vez ao dia, desde que não substitua uma refeição e de que a criança se alimente bem ao longo do dia.
- E quem já ofereceu o leite com chocolate para o filho, fica difícil tirar, já que a criança já se acostumou com aquele sabor. Nesse caso, como agir?
Existem algumas possibilidades de dar um sabor a mais ao leite sem precisar usar esses produtos industrializados. Uma ótima opção é bater o leite com alguma frutinha mais doce, como mamão ou banana e alguma fonte de fibra, como aveia, linhaça, ou chia. Dessa forma, garantimos o fornecimento de proteínas, fibras e vitaminas. Se a criança só quer o sabor do chocolate no leite, uma dica é fazer uma mistura com 100g de cacau em pó e 70g de açúcar demerara ou mascavo. Assim, você faz um achocolatado caseiro, sem aditivos e com menos açúcares. Porém, essa misturinha só dilui em leite morno.
- As crianças podem consumir achocolatados light ou diet?
Qualquer produto diet e light não é recomendado para crianças porque os adoçantes artificiais podem sobrecarregar os rins e os fígados delas. Além disso, a maioria destes produtos possui alto teor de sódio em sua composição, o que também não é saudável para uma criança, visto que suas necessidades de sódio são facilmente atingidas com a alimentação. Portanto, alimentos diet e light somente devem ser usados na dieta infantil em casos específicos e sob orientação nutricional. Sendo assim, se a intenção é reduzir o açúcar da alimentação da criança, opte por consultar uma nutricionista para uma reeducação alimentar. Dessa forma, os objetivos serão alcançados de maneira saudável!