Dicas de livros - 0 a 5 anos
Estou postando algumas dicas de livros que meu filho tem, então conheço de perto e recomendo. São indicações por faixa etária, de 0 a 5 anos. Em outro post indicarei para os mais velhos. Se você tiver dicas troque com a gente também!
0 - 1 ano: Os primeiros livrinhos do Bruno eram de banho. Um de sapinho (ele adorava bichos diferentes, como sapos, pinguins e tubarões). Esse fazia barulhinho quando apertava e ele adorava que eu contasse a história, seja no banho ou fora dele.
O outro, de formas, foi bem legal também, porque mostrava pra ele perguntando "cadê a bola?", e ele colocava o dedinho. Claro, que quando era muito bebê não dava pra ler ao pé da letra, então eu só mostrava as figuras que ele conhecia e ia falando, como no caso do losango, que a página mostra uma pipa, então falava pipa e ele sabia o que era, mas losango ainda não.
1 a 2 anos: Não sou contra os contos clássicos de lobo-mau, príncipes e princesas, acho que toda forma de entretenimeto com as crianças é válida, eu só adaptava a forma de contar as histórias, por exemplo, a Branca de Neve desmaiou e não morreu; o caçador não "matou" o lobo-mau, só deu um chute em seu bumbum e ele fugiu pra bem longe. Não falava muito de morte nem entrava muito em detalhes que sabia que ele não entenderia naquele momento. O livro Os três porquinhos foi o primeiro que ele ganhou de historinhas assim e quando começou a falar suas primeiras palavras ele já contava a história, mais ou menos assim: "o mau pegar" rsrs.
No aniversário de 1 aninho ele ganhou esse livro, "Minha primeira biblioteca". É muito legal para as crianças que estão começando a falar. Dentro dele vem 9 livrinhos com figuras e palavras, tudo bem simples para a crianças, por exemplo: Hora do papa - livrinhos com figuras de comidas, colher, mesa e tudo o que envolve esse momento. Entre os temas estão hora de dormir, brinquedos, animais da fazenda, entre outros.
2 a 3 anos: Aqui eu apresentei a Turma da Mônica para ele (que eu amava quando criança) e logo se apaixonou também. Os livros tem histórias simples e fáceis da criança entender, e lições de cidadania ou meio ambiente que você pode usar coo exemplo no seu dia a dia, como por exemplo a questão da poluição. Nessa fase, as crianças já estão falando bem e até decoram as histórias, por isso livros com textos curtos acabam sendo interessantes pra eles "lerem" sozinhos. VIra e mexe o Bruno pega o do Cascão e o do Chico Bento, que são os seus favoritos e conta a história toda que já sabe de cor.
Aqui ele também ficou vidrado na porquinha mais famosa dos últimos tempos, a Peppa Pig e, além dos livros de histórias ele gostou muito do de adesivos.
3 a 5 anos: Entramos na fase das atividades e agora ele pinta com mais capricho os livros de colorir, além de ler as historinhas. Descobri dois livros superlegais, com adesivos, que é algo que as crianças adoram, mas esses os adesivos fazem parte da atividade ou história do livro. Existem com vários temas, mas meu filho adora dinossauros e está na fase dos monstros também (por causa do Halloween e do filme Hotel Transilvânia) então ele escolheu esses.
O de Dinossauros tem diversos passatempos que são resolvidos colando os dinossauros ou parte deles que vem no encarte. Também vem dois dinossauros de papel para dobrar e montar. A Mansão dos Monstros vem com o cenário da história vazio e adesivos de móveis e personagens do livro para que a criança cole nesse cenário e monte sua própria história. Durante a leitura também há atividades para ir fazendo.